Armazém3bruxas
×
 x 

Carrinho vazio

JESUS NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO, SERÁ?

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)

Partindo da analogia que a cultura pagã foi copiada roubada e mistificada pela igreja primitiva, sinceramente não creio que Jesus tenha nascido em 25 de dezembro, e que nada cultuado pelo cristianismo até hoje, tenha correspondência real a ser acreditada e divulgada em verdades.

Natal, a festa cristã entrecruza com a tradição popular da origem pagã

Nos primeiros séculos de sua existência, a igreja primitiva não festejava o nascimento de Jesus. Com o transcorrer das décadas e dos séculos, à medida em que o cristianismo crescia e ganhava poder, surgiu a necessidade de conter e integrar os cultos pagãos que ainda eram numerosos na Europa e no Oriente Médio e assim, decidiram englobá-los no seio da organização da igreja.

“Celebrar solenemente o dia do nascimento de Jesus foi uma das muitas medidas implementadas nesse sentido.”

Através de eleições realizadas entre as igrejas, foram escolhidas as comemorações cujo o objetivo era: coincidir o nascimento de Jesus com as festividades do Solstício de Inverno e do nascimento do Sol – celebrações realizadas há tempos antiquíssimos pelos povos europeus.

  • A Igreja do Oriente decidiu pelo dia 6 de janeiro (Mitologia Grega - o dia da Epifania (aparição) do Deus Dionísio);
  • A Igreja do Ocidente escolheu oficialmente a data de 25 de dezembro em meados do século IV d.C. 

Em ambos os casos, tudo que o cristianismo fez foi incorporar no seu próprio calendário de celebrações as tradições populares pré-existentes. E porque a igreja decidiu tal ato? Porque sabia que os próprios cristãos manifestavam forte inclinação para as celebrações sazonais, e que seria muito difícil desviá-los da cultura pagã. Assim, melhor seria trazer os cultos pagãos para dentro da igreja e dessa forma melhor controlá-los.

Ao fazermos a analogia da data de nascimento de Jesus Cristo, chegamos à conclusão contraditória em variados pontos. Como tudo parte de um princípio, então que comecemos pela rotatividade cósmica.

No Hemisfério Norte o Solstício de Inverno não tem data definida. Costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25, portanto nesta data temos os dias mais curtos e as noites mais longas e em função dessa sincronia temos as seguintes contradições básicas:

  • Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistarem. Porém, em dezembro os invernos na região de Israel são rigorosos e o óbvio é que esse deslocamento da massa era impossível;
  • Em motivo ao extremo inverno, como uma criança poderia nascer em uma estrebaria e ainda sobreviver? Você acredita em milagres ou na lógica da vida?
  • Os próprios Evangelhos, surgidos em III ou IV séculos d.C, não fazem nenhuma referência nem ao dia, nem ao mês, nem ao ano em que o Jesus apareceu nesta esfera.

O mais provável, segundo estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é que ele não nasceu em 25 de dezembro e sim, entre março e novembro quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.

Essa mesma tática deu origem a muitas outras festas do calendário cristão, entre elas a Páscoa, as festas juninas, o Dia dos Mortos e o de Todos os Santos. Todas elas: festividades pagãs que foram incorporadas pela Igreja, sem contar em inúmeras divindades que apenas foram trocadas as nomenclaturas e canonizadas em santidades.

A CELEBRAÇÃO

Entre sim e não, entre datas e celebrações, mitos e realidade - dentro de todo cálice existe a Seiva Sagrada e sacramenta ao equilibro deste planeta e de todas as criaturas que nele habita. Portanto, respeitar é preciso!

Temos sim, uma farsa perpetuada a séculos em nossas memorizações, porém digo que: se por um lado foi utilizado o veneno na visão de quem iniciou todo esse processo, por outro temos a magia contida dentro desse cálice. Independente de datas e faces, a igreja primitiva estabeleceu uma data para que a família se reunisse e celebrasse a Vida! Disseminou o amor e suas correspondências e assim, no tempo que não se explica: é dado a Terra e a todos os seres que nela habita, o banhar do bálsamo purificador da União Sagrada.

Bênçãos Plenas

Simone Gomes Pedrolli

Toda a “Vida” procede da Luz, e a Luz se origina da consciência.
Desejo que as sementes aqui lançadas sejam o semear de um novo jardim colorido e UNO!
Bençãos Plenas

×

TOP